sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O queijo mussarela




Originário das províncias de Salermo e Castela (Itália). No Brasil, embora seja popularmente escrito como mussarela, os dicionários chamam esse tipo de queijo de "muçarela" (Houaiss, Michaelis, Aurélio) ou "mozarela" (Houaiss, Aurélio). No Dicionário da Academia Brasileira de Letras, que é a autoridade oficial para o português do Brasil, constam as formas mozarela, muçarela e muzarela. Sendo a grafia "mussarela" a mais empregada.

A Mussarela antigamente só era fabricada a partir de leite de búfala. Hoje dada a sua grande aplicação culinária, é fabricada a partir de leite de vaca. Em italiano se chama mozzarella mas, para nós, a boa mussarela é provavelmente o mais conhecido e popular entre os queijos do país europeu, sendo o queijo mais fabricado e consumido no Brasil.

Muitos pratos são preparados com esse queijo, assim como carnes, frangos e massas, entre elas a PIZZA.

Há várias tecnologias para sua produção, por isso são encontradas em diferentes variações. Sua massa é esbranquiçada, firme e filante. Seu sabor é ligeiramente ácido e salgado e seu derretimento é facil. Em geral seu formato é retangular de 500g, 2 e 3 kilos. Também encontrado também nos formato de bolinha, palito e nozinho, para consumo puro.

Valor nutricional:

Quantidade 100 gramas
Água (%) 54
Calorias 286
Proteína (g) 21
Gordura (g) 21
Ácido Graxo Saturado (g) 13
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 7
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 0,71
Colesterol (mg) 79
Carboidrato (g) 3,57
Cálcio (mg) 525
Fósforo (mg) 375
Ferro (mg) 0,36
Potássio (mg) 67,86
Sódio (mg) 379
Vitamina A (UI) 789
Vitamina A (Retinol Equivalente) 243
Tiamina (mg) traços
Riboflavina (mg) 0,25
Niacina (mg) Traços
Ácido Ascórbico (mg) 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário